Embaixadores da Alemanha e de Israel no país denunciaram a venda dos objetos, aparentemente por ocasião do Dia das Bruxas. Polícia procura saber se as mesmas constituem algum tipo de crime de ódio.
A polícia checa iniciou uma investigação depois de os embaixadores da Alemanha e de Israel no país denunciarem a venda, no centro de Praga, de máscaras do ditador nazi Adolf Hitler, informaram este sábado meios de comunicação locais.
"Os checos sofreram muito sob o regime nazi. Como é possível que se venda este lixo no centro de Praga?", escreveu o embaixador alemão na República Checa, Christoph Israng, numa mensagem publicada na sexta-feira na rede social Twitter.
Ceši za nacistického režimu tolik trpeli. Proc se ted v centru Prahy prodává takový odpad? Die Tschechen haben so unter den Nationalsozialisten gelitten. Warum wird solcher Schund mitten in Prag verkauft? pic.twitter.com/30cED6aLyI
Ceši za nacistického režimu tolik trpeli. Proc se ted v centru Prahy prodává takový odpad? Die Tschechen haben so unter den Nationalsozialisten gelitten. Warum wird solcher Schund mitten in Prag verkauft? pic.twitter.com/30cED6aLyI
O diplomata alemão incluiu na sua mensagem uma foto da loja onde as máscaras de borracha foram vendidas, aparentemente por ocasião do Dia das Bruxas, embora sem revelar o nome da empresa.
O ministro do Interior Checo, Jan Hamacek, confirmou que a polícia está a investigar a venda das máscaras e se elas constituem algum tipo de crime de ódio.
O embaixador de Israel, Daniel Meron, também denunciou nas redes sociais a venda deste material, considerando que as máscaras significavam "uma afronta aos sobreviventes do holocausto e à sua memória".
Meron escreveu que "80 anos após o início da Segunda Guerra Mundial e 75 após a libertação de [o campo de extermínio nazi de] Auschwitz, precisamos unir forças para lutar contra essa disseminação de extremismo e ódio".
Os historiadores estimam que até 250 mil judeus checos foram mortos no holocausto pelos nazis durante a ocupação do país.
Desde 1991, a República Checa – então Checoslováquia – proíbe qualquer exibição pública de ideologias ou movimentos que visem suprimir direitos e liberdades ou incitar ao ódio, embora os símbolos nazis não estejam explicitamente proibidos.
Na Alemanha e na Áustria é proibida a exibição de ideias e objetos ligados ao nazismo.
A agência de notícias checa CTK realçou que a polícia já investigou no passado a venda de máscaras de Hitler e concluiu que não era crime.
Polícia checa investiga venda de máscaras de Hitler no centro de Praga
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.