Sábado – Pense por si

Polícia alemã confirma que atropelamento em desfile de Carnaval "foi intencional"

24 de fevereiro de 2020 às 19:07
As mais lidas

Autoridades não revelaram os motivos do condutor. Imprensa alemã diz que sete das 30 pessoas atropeladas ficaram feridas com gravidade.

O atropelamento de pelo menos 30 pessoas num desfile de carnaval esta segunda-feira em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado.

Henning Hinn, da diretoria de polícia de Hesse Norte, disse que o motorista responsável pelo atropelamento, de 29 anos, conduziu propositadamente contra a multidão que participava no desfile. Segundo oBild, sete das 30 pessoas atropeladas ficaram feridas com gravidade, incluindo crianças. 

"Não estamos para já a partir do princípio de que foi um atentado", disse Hinn, respondendo a perguntas dos jornalistas, que recordaram o ataque racista da passada semana, que vitimou mortalmente 10 pessoas em Hanau, no centro da Alemanha.

Hinn confirmou que o atropelamento foi premeditado, mas não explicou as razões do condutor, que foi detido no local do incidente.

Uma carrinha Mercedes prateada, com matrícula local, atropelou hoje a multidão que assistia e participava num desfile de Carnaval na cidade de Volkmarsen, cerca de 280 quilómetros a sudoeste de Berlim.

O incidente ocorreu cerca das 14h30 locais (13h30 em Lisboa) e entre os feridos encontram-se várias crianças.

O jornalFrankfurter Rundschau citou testemunhas segundo as quais o condutor contornou uma barreira que bloqueava o acesso de veículos ao percurso do desfile, mas que não foi claro se pretendia atingir a multidão.

Segundo alguns relatos presenciais, o motorista pareceu acelerar o automóvel, quando se aproximou do desfile carnavalesco.

As primeiras imagens do local mostram a parte da frente do automóvel com o para-brisa rachado no meio e com danos na parte dianteira.

A polícia de Hesse decidiu suspender os desfiles de carnaval agendados para hoje à noite.

Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.