Sábado – Pense por si

Péter Magyar: o "boy" do Fidesz que enfrenta Orbán

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 15 de maio de 2024 às 23:00

Péter Magyar, 44 anos, divorciou-se duas vezes: da mulher, a ex-ministra no centro de um escândalo, e do partido Fidesz a que pertenceu, e do qual se transformou no maior adversário. Conseguirá agora derrotar Orbán?

O maior abalo em 14 anos de poder de Viktor Orbán começou com uma revelação: a Presidente da República, sua importante aliada política, concedera em 2023 um perdão a um homem condenado e preso por ocultar os abusos sexuais do diretor de um orfanato público. O caso, que rebentou há três meses, minou a imagem conservadora-católica do partido iliberal Fidesz e gerou forte contestação na Hungria. A Presidente Katalin Novak demitiu-se dias depois, tal como outra estrela do Fidesz, a ex-ministra da Justiça Judit Varga, que também assinara o perdão. As demissões – a que se juntou o empurrão dado a outro aliado de Orbán, que fizera lóbi pelo perdão – serviram o habitual controlo de danos, mas da sombra do próprio Fidesz surgiu a maior ameaça: o ex-marido de Judit Varga.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.