Sábado – Pense por si

Extrema-direita deverá crescer no Parlamento Europeu

Andreia Antunes
Andreia Antunes 31 de março de 2024 às 10:00

A previsão é de um relatório do European Council on Foreign Relations. Politólogo André Freire concorda, mas diz que direitas não são todas iguais. Europeias servem "para mandar mensagens aos governos nacionais".

"O que se espera é que haja um crescimento da direita radical e da extrema-direita no Parlamento Europeu." A previsão é feita por André Freire, politólogo e professor catedrático de Ciência Política no ISCTE, àSÁBADOe segue o concluído por um estudo realizado pelothink tank European Council on Foreign Relations(ECFR): as eleições europeias vão provocar uma "viragem acentuada à direita" para mais longe do centrismo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.