Sábado – Pense por si

Pelo menos 165 pessoas morreram por causa das monções

Milhares fugiram de suas casas nos últimos três dias devido a inundações e a deslizamentos de terra causados pelas chuvas na Índia, Nepal e Bangladesh

Pelo menos 165 pessoas morreram e milhares fugiram de suas casas nos últimos três dias devido a inundações e a deslizamentos de terra causados pelas chuvas na Índia, Nepal e Bangladesh, anunciaram hoje as autoridades.

Três dias de fortes chuvas contínuas causaram inundações e deslizamentos de terra em que pelo menos 70 pessoas morreram no Nepal, 73 no norte e leste da Índia e 22 no Bangladesh.

No domingo, um enorme deslizamento de terra numa área montanhosa do norte da Índia soterrou dois autocarros, matando pelo menos 46 pessoas.

Cerca de 200.000 pessoas refugiaram-se em campos de emergência em Assam, no nordeste da Índia, região que sofre anualmente inundações durante a estação das chuvas.

No Estado de Bihar, no leste da Índia, que tem uma longa fronteira com o Nepal, outras 15.000 pessoas tiveram que deixar as suas casas.

No Bangladesh, as inundações mataram 22 pessoas e os militares já foram requisitados para ajudar a reforçar os diques no norte do país.

O responsável local Kazi Hasan Ahmed disse à agência de notícias francesa AFP que 700.000 pessoas tinham sido bloqueadas pelas inundações de vários rios após dias de chuvas fortes.

"Nós não tínhamos visto inundações tão graves em Dinajpur desde 1988", disse, referindo-se ao distrito mais afectado.

No Nepal, 21.000 pessoas foram deslocadas e pelo menos 48.000 casas ficaram totalmente submergidas pelas inundações, segundo a polícia.

Enquanto as equipas de resgate estão a tentar chegar às áreas mais remotas, o Ministério do Interior do Nepal informou que pelo menos 47 pessoas estão desaparecidas.

A Cruz Vermelha do Nepal advertiu que a escassez de água potável e comida poderia causar uma crise humanitária no país.

As chuvas devem agora avançar para o oeste e as autoridades nepalesas começaram a retirar 74.000 pessoas da área em perigo.

No Bangladesh, no Nepal e na Índia, centenas de pessoas morreram devido a inundações, fortes chuvas e deslizamentos de terra desde o início da estação chuvosa, que está ligada com o fenómeno das monções.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.