Sábado – Pense por si

Pelo menos 11 mortos em dois tiroteios na Alemanha

Tiroteios em dois bares de fumadores de cachimbo de água fizeram nove mortos. Suspeito dos tiroteios foi encontrado morto algumas horas depois, ao lado de um outro corpo não identificado.

O presumível autor dos dois tiroteios de quarta-feira à noite, no centro da Alemanha, em que morreram já nove pessoas, foi encontrado morto na sua casa, anunciou hoje a polícia.

Esta madrugada (hora local), uma das pessoas gravemente feridas nos tiroteios morreu, elevando o número de vítimas mortais de oito para nove, disse um porta-voz da polícia, ainda sem indicar o número de feridos.

Os tiroteios ocorreram em dois bares de fumadores de cachimbo de água (shisha), o primeiro ocorreu às 21:00 (20:00 em Lisboa), no centro de Hanau, a que se seguiu um outro, noutra zona da cidade.

Uma pessoa suspeita de ser o autor dos tiroteios foi encontrada morta algumas horas depois, ao lado de um outro corpo não identificado.

"O presumível autor foi encontrado sem vida, na sua residência em Hanau. As forças especiais de intervenção da polícia encontraram também outro corpo, no mesmo local. Neste momento, não há qualquer indicação de que existam outros autores", escreveu na rede social Twitter a polícia do estado de Hesse, onde se situa Hanau.

Um importante dispositivo policial foi criado na sequência dos tiroteios de Hanau, a cerca de 20 quilómetros de Frankfurt, centro financeiro da Alemanha.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.