Sábado – Pense por si

Parlamento catalão decide presidente sob pressão de Madrid

Alexandra Pedro 17 de janeiro de 2018 às 07:00

Parlamento regional da Catalunha reúne-se esta quarta-feira para eleger presidente do Governo. Rajoy já avisou Puigdemont.

Mariano Rajoy confirmou esta terça-feira que não vai permitir que o Parlamento regional da Catalunha escolha Carles Puigdemont, actualmente na Bélgica, para presidir ao governo catalão. Recorrerá ao Tribunal Constitucional. Em causa está o facto do ex-presidente da Generalitat não se poder deslocar a Espanha, uma vez que deverá ser imediatamente preso, e a legislação espanhola não permitir que alguém possa tomar posse sem estar presente no Parlamento, que se vai reunir esta quarta-feira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.