Sábado – Pense por si

Papa lamenta "brutal acto de violência" em Cabul

31 de maio de 2017 às 14:56
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

A explosão de um camião armadilhado junto às embaixadas matou 80 pessoas

O papa Francisco exprimiu hoje as suas condolências às vítimas do atentado que ocorreu esta manhã na capital do Afeganistão, um "brutal acto de violência" que provocou 80 mortos.

"Após tomar conhecimento do atroz ataque em Cabul (...) o papa expressa as suas sentidas condolências a todos os atingidos por este brutal ato de violência", refere o telegrama enviado em nome do papa Francisco pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolín, ao embaixador afegão em Itália.

"Sua Santidade recomenda as almas dos falecidos à misericórdia do Todo Poderoso e assegura ao povo do Afeganistão as suas orações contínuas pela paz", conclui a missiva.

A explosão de um camião armadilhado no bairro diplomático de Cabul, matou hoje pelo menos 80 pessoas e feriu mais de 300.

A embaixada norte-americana, que se situa noutro local da cidade, não integra o grupo das embaixadas que foram afectadas pela explosão do camião armadilhado na praça Zanbaq no 10.º distrito de Cabul, cerca das 08:25 locais (04:55 em Lisboa).

A explosão feriu funcionários da embaixada da Alemanha e matou um guarda afegão no exterior do edifício, tendo ferido também ligeiramente dois empregados japoneses da embaixada do Japão.

Igualmente afectado foi o edifício da representação diplomática da China, que ficou parcialmente danificado devido à explosão, assim como o da Turquia e o da Índia.

A BBC indicou que um motorista afegão da televisão britânica morreu e quatro jornalistas ficaram feridos na explosão quando se dirigiam para o escritório da empresa hoje de manhã.

O atentado ainda não foi reivindicado, tendo um porta-voz dos talibãs indicado na rede social Twitter que o grupo rebelde "não está envolvido no ataque de Cabul e condena-o firmemente".

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.