Papa lamenta "brutal acto de violência" em Cabul

Lusa 31 de maio de 2017
As mais lidas

A explosão de um camião armadilhado junto às embaixadas matou 80 pessoas


O papa Francisco exprimiu hoje as suas condolências às vítimas do atentado que ocorreu esta manhã na capital do Afeganistão, um "brutal acto de violência" que provocou 80 mortos.

"Após tomar conhecimento do atroz ataque em Cabul (...) o papa expressa as suas sentidas condolências a todos os atingidos por este brutal ato de violência", refere o telegrama enviado em nome do papa Francisco pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolín, ao embaixador afegão em Itália.

"Sua Santidade recomenda as almas dos falecidos à misericórdia do Todo Poderoso e assegura ao povo do Afeganistão as suas orações contínuas pela paz", conclui a missiva.

A explosão de um camião armadilhado no bairro diplomático de Cabul, matou hoje pelo menos 80 pessoas e feriu mais de 300.

A embaixada norte-americana, que se situa noutro local da cidade, não integra o grupo das embaixadas que foram afectadas pela explosão do camião armadilhado na praça Zanbaq no 10.º distrito de Cabul, cerca das 08:25 locais (04:55 em Lisboa).

A explosão feriu funcionários da embaixada da Alemanha e matou um guarda afegão no exterior do edifício, tendo ferido também ligeiramente dois empregados japoneses da embaixada do Japão.

Igualmente afectado foi o edifício da representação diplomática da China, que ficou parcialmente danificado devido à explosão, assim como o da Turquia e o da Índia.

A BBC indicou que um motorista afegão da televisão britânica morreu e quatro jornalistas ficaram feridos na explosão quando se dirigiam para o escritório da empresa hoje de manhã.

O atentado ainda não foi reivindicado, tendo um porta-voz dos talibãs indicado na rede social Twitter que o grupo rebelde "não está envolvido no ataque de Cabul e condena-o firmemente".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais