Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
10 de outubro de 2025 às 07:00

O quebra-cabeças russo

É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?

Visto de Bruxelas, a União Europeia continua sem uma política coerente para lidar com a Rússia. Aliás, a estratégia atual parece assentar em não ter uma estratégia. As recentes declarações polémicas da Senhora Merkel, em que sugere que talvez se pudesse ter evitado a atual agressão russa à Ucrânia, caso, em 2021, a Polónia e os países bálticos não tivessem rejeitado a sua proposta (conjunta com Macron) para um diálogo direto com Moscovo, para além de infelizes, voltam a expor o pecado original: os europeus não se entendem sobre a Rússia. Com ou sem Putin, com ou sem democracia, e excetuando a desintegração da Federação Russa, a geografia dificilmente mudará e a UE terá de lidar com o gigante a leste no futuro. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?