Sábado – Pense por si

Papa Francisco passou "uma noite tranquila"

"O Papa passou uma noite tranquila. Acordou e tomou o pequeno-almoço", anunciou o Vaticano num comunicado publicado no seu canal de Telegram.

REUTERS/Ciro De Luca/File Photo

O Papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira com uma pneumonia bilateral, passou uma "noite tranquila", anunciou hoje o Vaticano, numa altura em que cresce a preocupação com o seu estado de saúde.

"O Papa passou uma noite tranquila. Acordou e tomou o pequeno-almoço", anunciou o Vaticano num comunicado publicado no seu canal de Telegram.

De acordo com um boletim médico divulgado na terça-feira pelo Vaticano, no quinto dia de internamento, o Papa Francisco, de 88 anos, continua com um quadro clínico complexo, apresentando uma pneumonia bilateral.

"O exame ao tórax que o Santo Padre realizou esta tarde (...) demonstrou a presença de pneumonia bilateral que exigiu tratamento medicamentoso adicional. O Papa Francisco está, no entanto, de bom humor", lê-se no comunicado divulgado.

O Vaticano já tinha cancelado na terça-feira os compromissos do líder religioso para o próximo fim de semana devido ao seu estado de saúde.

"Devido à saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada" e Francisco não poderá presidir à missa de domingo, foi anunciado em comunicado.

O Papa está hospitalizado desde sexta-feira em Roma, tendo na segunda-feira o Vaticano admitido que Francisco apresentava um "quadro clínico complexo".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.