NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Francisco encontra-se há já oito dias internado devido a uma pneumonia bilateral.
O Papa Francisco, que se encontra hospitalizado há já oito dias devido a uma pneumonia bilateral, não irá rezar a oração do Angelus, no domingo, na Praça de São Bento, informou este sábado o Vaticano. Esta é já a segunda vez consecutiva que falha uma oração por motivos de saúde.
REUTERS/Guglielmo Mangiapane
O Vaticano já havia emitido este sábado uma breve declaração para informar que o pontífice, de 88 anos, "descansou bem" durante a noite. Contudo, ao contrário do que se verificou nos dias anteriores, não foi mencionado se se havia levantado ou tomado o pequeno-almoço.
"O papa não está fora de perigo", disse na sexta-feira, durante uma conferência de imprensa, o chefe de cirurgia do hospital Gemelli de Roma. Segundo Sergio Alfieri, há ainda o risco de a infeção se espalhar para a corrente sanguínea e evoluir para uma sepse, o que, "combinado com a sua condição respiratória e idade, poderia ser muito difícil de superar".
O Pontífice foi diagnosticado inicialmente com uma bronquite, que passou a uma infeção polimicrobiana e depois a uma penumonia bilateral. Esta última, trata-se de uma infeção séria que pode inflamar e deixar cicatrizes em ambos os pulmões, dificultando assim a respiração, explica a agência noticiosa Reuters.
Francisco, que é Papa desde 2013, tem apresentado já há pelo menos dois anos vários problemas de saúde, o que levanta agora algumas preocupações. Um cardeal sugeriu até que o Pontífice renunciasse ao cargo, caso se sentisse incapaz de continuar, indica a Reuters. No entanto, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, rejeitou tal possibilidade e classificou este tipo de ideias como "especulações inúteis".
"Agora estamos pensar na saúde do Santo Padre, na sua recuperação e no seu retorno ao Vaticano. Essas são as únicas coisas que importam", disse Parolin ao jornal Corriere della Sera.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro