Sábado – Pense por si

Papa "dormiu toda a noite" mas prognóstico permanece "reservado"

O Papa, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, devido a bronquite com infeção polimicrobiana, à qual se somou pneumonia bilateral.

REUTERS/Remo Casilli

O prognóstico do Papa Francisco permanece "reservado", mas o pontífice "dormiu toda a noite e continua a descansar", depois de na segunda-feira ter tido dois episódios de insuficiência respiratória, indicou hoje o Vaticano.

O Papa, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, devido a bronquite com infeção polimicrobiana, à qual se somou pneumonia bilateral, não tendo feito qualquer aparição pública desde então.

Na segunda-feira, Francisco apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda "causados por uma importante acumulação de secreção mucosa endobrônquica", segundo o comunicado diário sobre o estado de saúde do líder da igreja católica.

Segundo a nota, estes episódios causaram uma nova crise de "broncoespasmo".

Devido a estes episódios, Francisco foi submetido a duas broncoscopias, aspiradas "secreções abundantes" e teve de retomar esta tarde a ventilação mecânica "não invasiva".

O Vaticano indicou que o líder religioso permaneceu "sempre lúcido, orientado e colaborativo".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.