Sábado – Pense por si

Os tesouros que o fogo destruiu no Museu Nacional do Brasil

Diogo Barreto
Diogo Barreto 03 de setembro de 2018 às 13:16

O museu no Rio de Janeiro que ardeu esta madrugada tinha um acervo de mais de 20 milhões de peças. Esqueletos de dinossauros, a meteoritos, a uma colecção egípcia e um fóssil humano com 11.000 anos podem ter sido destruídos pelo fogo.

Cerca de 20 milhões de peças. Era este o acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que foi consumido por um incêndio na noite de domingo para segunda-feirae tinha um dos maiores acervos histórico e científico do país. A instituição foi criada há 200 anos pelo rei D. João VI, que se refugiou no país durante as invasões francesas em Portugal. Este é o mais antigo museu do país e um dos mais importantes, pelo seu importante acervo natural e histórico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.