O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, denunciou na segunda-feira à noite uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.
A representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Rosine Sorri-Cloulibaly, disse esta terça-feira que as Nações Unidas estão a monitorizar a situação com preocupação no país, depois de o primeiro-ministro ter denunciado uma alegada tentativa de golpe de Estado.
"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau, Júlia Alinho.
Além das Nações Unidas, o P5 inclui a União Europeia, a União Africana, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Segundo a porta-voz, Rosine Sorri-Cloulibaly apela a todos os atores políticos para "evitarem ações e discursos que possam incitar à violência e prejudicar a estabilidade e o bem-estar da população".
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, denunciou na segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.
Na publicação, o primeiro-ministro revela também que o autor daqueles atos "está devidamente identificado de forma inequívoca e chama-se Umaro Sissoco Embaló".
Umaro Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro guineense e dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), é candidato às eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.
O coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, já condenou hoje qualquer tentativa de sublevação do Estado de Direito e considerou "falsas" as acusações que envolvem Umaro Sissoco Embaló numa alegada tentativa de golpe de Estado.
ONU está a monitorizar com preocupação situação na Guiné-Bissau
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.