O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, denunciou na segunda-feira à noite uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.
A representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Rosine Sorri-Cloulibaly, disse esta terça-feira que as Nações Unidas estão a monitorizar a situação com preocupação no país, depois de o primeiro-ministro ter denunciado uma alegada tentativa de golpe de Estado.
"Estamos a monitorizar a situação de perto, com preocupação, em conjunto com o P5", disse a porta-voz da Missão Integrada para a Consolidação de Paz na Guiné-Bissau, Júlia Alinho.
Além das Nações Unidas, o P5 inclui a União Europeia, a União Africana, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Segundo a porta-voz, Rosine Sorri-Cloulibaly apela a todos os atores políticos para "evitarem ações e discursos que possam incitar à violência e prejudicar a estabilidade e o bem-estar da população".
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, denunciou na segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.
Na publicação, o primeiro-ministro revela também que o autor daqueles atos "está devidamente identificado de forma inequívoca e chama-se Umaro Sissoco Embaló".
Umaro Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro guineense e dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), é candidato às eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.
O coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, já condenou hoje qualquer tentativa de sublevação do Estado de Direito e considerou "falsas" as acusações que envolvem Umaro Sissoco Embaló numa alegada tentativa de golpe de Estado.
ONU está a monitorizar com preocupação situação na Guiné-Bissau
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?