Sábado – Pense por si

O último homem a sair das Torres Gémeas

William Rodriguez limpava as escadas do World Trade Center e tinha a chave mestra que abria todas as portas da Torre Norte. Foi com ela que ajudou os bombeiros a salvar centenas de pessoas.

Com um gesto teatral, William Rodriguez coloca a mão esquerda no bolso das calças e retira lá de dentro uma chave presa a uma pequena corrente. Há 20 anos, desde o dia dos atentados do 11 de Setembro de 2001, que a guarda como a uma verdadeira relíquia. Segura-a à frente dos olhos e diz: “Esta é a chave. Chamam-lhe a grande chave mestra, a chave da esperança, porque significou a salvação de centenas de pessoas.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.