Sábado – Pense por si

Haverá tempo para evitar o teste russo?

A Europa reagiu e tem um plano ambicioso para se preparar para a ameaça russa. Mas precisa de tempo e ninguém sabe se, até lá, os EUA de Trump vão continuar a protegê-la. Até agora, da Casa Branca e do Kremlin, vemos uma vontade comum de nos dividir e enfraquecer. Ignorar ou desvalorizar não é prudente.

Pedro Henrique Miranda

Eles levam-nos de volta aos palcos

Setembro traz a reabertura em força dos teatros. Olhámos para a programação das salas, de norte a sul do País, e falámos com seis atores e encenadores que vamos poder ver nas próximas semanas.

Marco Alves

Duarte Pio: os negócios do grande senhorio do Chiado

O pretendente ao trono herdou 15 prédios na zona mais cara do País, mas nos últimos anos o património encolheu. As transações geraram milhões de euros. Duarte Pio diz que o património valorizou-se

021_09_14_John_Feal.mp4
Nuno Tiago Pinto e Alexandre Azevedo, nos Estados Unidos

O homem que não deixa ninguém para trás

John Feal chegou ao Ground Zero na noite em que as torres caíram. Agora, juntamente com o humorista Jon Stewart, é um dos rostos de uma comunidade na luta pelos direitos aos cuidados de saúde.

Nuno Tiago Pinto e Alexandre Azevedo, nos Estados Unidos

O último homem a sair das Torres Gémeas

William Rodriguez limpava as escadas do World Trade Center e tinha a chave mestra que abria todas as portas da Torre Norte. Foi com ela que ajudou os bombeiros a salvar centenas de pessoas.

Nuno Tiago Pinto

"A Al Qaeda e o Estado Islâmico estão à procura de oportunidades para regressar"

Foi dos primeiros agentes especiais do FBI a investigar a Al Qaeda e Osama bin Laden. Usou esses conhecimentos profundos para garantir a colaboração de suspeitos de terrorismo e obteve informações que poderiam ter evitado os atentados do 11 de Setembro - se a CIA tivesse partilhado informações. Garante que a tortura não funciona e explica como os grupos jihadistas cresceram em força.

Geopolítica @plicada

A guerra dos 40 anos no Médio Oriente

O ano 2021 ficará marcado por uma autorresponsabilização das principais potências do Médio Oriente, algo que todos as elites políticas regionais intuitivamente desejavam retardar. Porque apesar da repulsa que todas nutrem em relação ao Ocidente, era sempre mais fácil quando se encontravam os EUA, mesmo à mão de semear, para culpar pelos falhanços e caos na região.  

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente