Sábado – Pense por si

O retorno de Assad, impune e triunfal

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 10 de junho de 2023 às 10:00

Anfetaminas, exaustão militar e a reorientação estratégica dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita, em busca de um compromisso de segurança com o Irão, abriram caminho à reintegração política na Liga Árabe.

A guerra, para já, é sua. Tartus e Latakia, províncias costeiras e bastiões da minoria alauita, mantiveram-se fiéis ao seu cabo de guerra Bashar al-Assad. O regime de Damasco recuperou o controlo das maiores cidades da Síria e confinou as forças jihadistas ao Noroeste de Idlib e a regiões adjacentes das províncias de Hama e Aleppo há mais de três anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro