Sábado – Pense por si

O que aconteceu à criança fotografada a chorar nos EUA?

Carolina Rodrigues com Leonor Riso 22 de junho de 2018 às 16:10

Yanela foi captada enquanto a mãe estava a ser revistada por um agente das autoridades fronteiriças, na fronteira entre o México e os EUA. Pai alega que ela não foi separada da mãe.

Yanela é a criança que comoveu o mundo e se tornou um símbolo da separação de famílias migrantes sob a política de "zero tolerância " de Donald Trump. A sua imagem percorreu as publicações internacionais e até foi capa da revista norte-americana Time. Porém, há uma questão mais preeminente que esta: afinal onde está Yanela? Segundo o pai da criança, Denis Javier Varela Hernandez, mãe e filha não foram separadas depois do momento da fotografia e estão juntas numa instalação chamada South Texas Family Residential Center na cidade de Dilley, onde estão alegadamente a aguardar para serem expulsas de território norte-americano e encaminhadas para as Honduras. A informação foi confirmada pelo pai ao The Washington Post na quinta-feira à noite.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

A lagartixa e o jacaré

Quando o valor das notícias desaparece

Mesmo quando não há nada de novo a dizer, o que se faz é “encher” com vacuidades, encenações e repetições os noticiários. Muita coisa que é de enorme importância fica pelo caminho, ou é apenas enunciada quase por obrigação, como é o caso de muito noticiário internacional numa altura em que o “estado do mundo” é particularmente perigoso