Sábado – Pense por si

O que acontece quando um país viola o espaço aéreo de outro?

Débora Calheiros com Leonor Riso 07 de maio de 2022 às 10:00

Com o aumento das tensões entre a Ucrânia e a Rússia, a Finlândia e a Suécia já relataram violação dos seus espaços aéreos por aeronaves russas, mas as consequências são quase nulas.

Desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, têm existido várias queixas de violações do espaço aéreo por parte da Finlândia e da Suécia. No entanto, estes problemas não são recentes e existem muitas queixas do mesmo tipo de violações entre, por exemplo, a Grécia e a Turquia, ou a Rússia e a Turquia. No total, entre 2010 e 2021 os estados-membros da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASE) e o Reino Unido notificaram 32.800 infrações do espaço aéreo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?