Sábado – Pense por si

Explosão em hotel em Havana faz oito mortos

Registou-se uma explosão no hotel Saratoga, perto do Capitólio da Havana. Fotografias mostram o hotel sem as paredes exteriores. Há ainda registo de vários feridos.

Foi registada uma explosão no hotel Saratoga, um dos mais antigos e emblemáticos hotéis da capital cubana, Havana. Pelo menos oito pessoas morreram e pelo 25 ficaram feridas tendo de ser transportadas para um hospital.

REUTERS/Alexandre Meneghini

Pelo menos quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas. Fuga de gás estará na origem da explosão no hotel, revela investigação inicial, imformou o presidente do país, Miguel Diaz-Canel, garantindo que não se tratou de um atentado.

O hotel estava fechado a turistas, sendo as vítimas trabalhadores. De acordo com a página de Facebook do Saratoga, previa-se que reabrisse ao público dentro de quatro dias. 

De acordo com a imprensa local, a explosão afetou também uma escola perto do hotel, que ficou sem janelas. 

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.