Sábado – Pense por si

Nova Zelândia proíbe uso de sacos de plástico a partir desta segunda-feira

01 de julho de 2019 às 07:54
As mais lidas

A lei, aprovada em 2018, prevê multas de mais de 59 mil euros para os estabelecimentos que não cumpram.

A Nova Zelândia começou esta segunda-feira a implementar um novo regulamento que proíbe os comerciantes em todo o país de distribuir aos seus clientes sacos de plástico, estando previstas pesadas multas para os incumpridores.

"Nós, neozelandeses, estamos orgulhosos da reputação ecológica do nosso país (...). A proibição de sacos de plástico de uso único é um passo para resolver o problema dos resíduos na Nova Zelândia", disse a ministra do Meio Ambiente, Eugenie Sage, em comunicado.

A lei, aprovada em 2018, prevê multas de mais de 59 mil euros para os estabelecimentos que não cumpram.

Eugénie Sage pediu à população que use sacos reutilizáveis, salientando que a medida ajudará a proteger e manter o meio ambiente limpo.

A ministra disse também que todos estão a trabalhar para melhorar o sistema de recolha de lixo e a sua posterior reciclagem.

"As leis governamentais e as ações individuais marcam a diferença", disse Eugenie Sage.

De acordo com uma pesquisa do ministério do Meio Ambiente, 91% dos neozelandeses sempre ou quase sempre utilizam os seus próprios sacos reutilizáveis.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.