NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Este satélite meteorológico de nova geração permitirá uma nítida melhoria das previsões até sete dias e uma melhor observação do ambiente.
Depois de vários adiamentos, a NASA lançou hoje com sucesso um satélite meteorológico de nova geração que permitirá uma nítida melhoria das previsões até sete dias e uma melhor observação do ambiente.
O lançamento do satélite, "Joint Polar Satellite System-1" (JPSS), um projecto conjunto da NASA e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), foi lançado como previsto hoje às 01:47 locais (09:47 TMG) a partir da base aérea de Vandenberg na Califórnia.
O JPSS, o primeiro de uma série de quatro satélites previstos, representa avanços tecnológicos e científicos importantes, segundo a NOAA.
O satélite permitirá aumentar de três para sete dias o período para as previsões meteorológicas muito fiáveis.
Uma vez em órbita polar a 824 quilómetros de altitude, os cinco instrumentos efectuarão observações com um grau de definição sem precedentes da atmosfera, da terra e dos oceanos.
Os dados recolhidos em contínuo pelos receptores serão integrados em modelos de previsões meteorológicas em tempo quase real.
As observações efectuadas pelo satélite também vão ajudar a prever e a estudar melhor os fenómenos meteorológicos de maior dimensão como os furacões, permitindo uma melhor preparação das populações envolvidas, segundo a NOAA.
Um dos instrumentos poderá vigiar o estado da camada de ozono e a intensidade das radiações de raios ultravioletas com risco de provocar cancro da pele.
Um outro instrumento terá capacidade para determinar a localização de incêndios de floresta e de rastrear o fumo e ainda um outro medirá as emissões de monóxido de carbono e de metano produzidos pelos fogos, permitindo saber onde a qualidade do ar foi afectada.
NASA lançou satélite meteorológico para melhorar previsões
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.