NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Este satélite meteorológico de nova geração permitirá uma nítida melhoria das previsões até sete dias e uma melhor observação do ambiente.
Depois de vários adiamentos, a NASA lançou hoje com sucesso um satélite meteorológico de nova geração que permitirá uma nítida melhoria das previsões até sete dias e uma melhor observação do ambiente.
O lançamento do satélite, "Joint Polar Satellite System-1" (JPSS), um projecto conjunto da NASA e da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), foi lançado como previsto hoje às 01:47 locais (09:47 TMG) a partir da base aérea de Vandenberg na Califórnia.
O JPSS, o primeiro de uma série de quatro satélites previstos, representa avanços tecnológicos e científicos importantes, segundo a NOAA.
O satélite permitirá aumentar de três para sete dias o período para as previsões meteorológicas muito fiáveis.
Uma vez em órbita polar a 824 quilómetros de altitude, os cinco instrumentos efectuarão observações com um grau de definição sem precedentes da atmosfera, da terra e dos oceanos.
Os dados recolhidos em contínuo pelos receptores serão integrados em modelos de previsões meteorológicas em tempo quase real.
As observações efectuadas pelo satélite também vão ajudar a prever e a estudar melhor os fenómenos meteorológicos de maior dimensão como os furacões, permitindo uma melhor preparação das populações envolvidas, segundo a NOAA.
Um dos instrumentos poderá vigiar o estado da camada de ozono e a intensidade das radiações de raios ultravioletas com risco de provocar cancro da pele.
Um outro instrumento terá capacidade para determinar a localização de incêndios de floresta e de rastrear o fumo e ainda um outro medirá as emissões de monóxido de carbono e de metano produzidos pelos fogos, permitindo saber onde a qualidade do ar foi afectada.
NASA lançou satélite meteorológico para melhorar previsões
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.