Sábado – Pense por si

Moscovo anuncia cessar-fogo em Mariupol para que civis sejam retirados

Lusa 30 de março de 2022 às 23:13
As mais lidas

Medida deverá permitir a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporíjia.

O Ministério da Defesa de Rússia anunciou na noite desta quarta-feira um "regime de silêncio", ou um cessar-fogo local, a partir das 10:00 (07:00, em Lisboa) de quinta-feira, para retirar civis da cidade ucraniana cercada de Mariupol.

REUTERS/Alexander Ermochenko

Esta medida deverá permitir a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia com escala no porto de Berdiansk, sob controlo russo.

"Para que esta operação humanitária seja bem-sucedida, propomos realizá-la com a participação direta de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV)", lê-se num comunicado governamental.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?