Sábado – Pense por si

"Morte à América": Deputados iranianos incendiaram bandeira dos EUA

Os deputados iranianos incendiaram uma bandeira de papel no parlamento, um dia após o presidente norte-americano ter anunciado o abandono do acordo sobre o programa nuclear do Irão.

Os deputados iranianos incendiaram esta quarta-feira uma bandeira de papel dos Estados Unidos no parlamento, gritando "Morte à América!", um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado o abandono do acordo sobre o programa nuclear do Irão.

No protesto, que ocorreu dentro do parlamento iraniano, os deputados queimaram também uma folha de papel representando o acordo nuclear.

As palavras de ordem "Morte à América" são há muito usadas no Irão, desde a Revolução Islâmica, em 1979, sendo inclusive comum ouvi-las no interior do parlamento.

Porém, o protesto de hoje é ilustrativo da revolta da opinião pública que atravessa o Irão desde o anúncio da decisão de Trump.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.