Sábado – Pense por si

Morreu homem que foi o primeiro a receber transplante feito com coração de porco nos EUA

CM 09 de março de 2022 às 16:03
As mais lidas

David Bennet tinha uma doença cardíaca grave. Há dois meses concordou em receber o transplante experimental.

Morreu esta terça-feira o norte-americado, de 57 anos, que em janeiro tinha sido transplantado com um coração de um porco geneticamente modificado. David Bennet perdeu a vida Centro Médico da Universidade de Maryland, nos EUA. 

Homem à beira da morte recebe coração de porco
Homem à beira da morte recebe coração de porco

"Não houve uma causa óbvia identificada na altura da sua morte", disse um porta-voz do hospital, segundo o jornalThe New York Times.

Bartley Griffith, o cirurgião que efetuou o transplante, disse que a equipa hospitalar ficou "devastada" com a morte do paciente. 

"Ele provou ser um paciente corajoso e nobre, que lutou até ao fim", disse o médico reconhecendo que "Bennett se tornou conhecido por milhões de pessoas em todo o mundo pela sua coragem e vontade inabalável de viver".

David Bennet vivia em Maryland, nos EUA, e tinha uma doença cardíaca grave. Há dois meses concordou em receber o transplante experimental, depois de ter sido rejeitado várias listas de espera para receber um coração humano.

Artigos Relacionados

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.