Sábado – Pense por si

Moçambique: “Lidamos com terroristas cobardes que se escondem na população”

André Rito
André Rito 15 de abril de 2021 às 14:00

Um português, diretor geral de uma empresa de segurança privada, falou com a SÁBADO sobre os ataques que têm acontecido em Cabo Delgado, Moçambique.

António Rosa, 43 anos, vive há onze em Moçambique, onde trabalha como diretor-geral de uma empresa de segurança, sediada em Maputo e que opera em todo o território nacional, incluindo a província no norte de Cabo Delgado. Foi aqui que ocorreram os primeiros ataques reivindicados pelo Daesh - que mataram dezenas de civis -, mas este português, membro da Associação de Diretores de Segurança de Portugal, diz que a insurgência já estava fervilhar em 2017.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.