Sábado – Pense por si

Mistério do Canal de Veneza resolvido (e não foi um protesto ambientalista)

A água do principal canal de Veneza, na zona da Ponte Rialto, ficou com uma cor verde fluorescente este fim-de-semana. Autoridades investigaram o caso e já têm respostas para o sucedido.

Este domingo, as autoridades italianas ficaram em alerta depois doprincipal canal de Veneza ter apresentado uma cor brilhante num tom verde fluorescente. O misterioso caso foi investigado e as autoridades locais descobriram que afinal tudo não passava de um químico usado para testar a qualidade das águas residuais.

Vigili del Fuoco/Handout via REUTERS

A Agência Regional de Prevenção e Proteção Ambiental de Veneza (ARPAV) deu conta de que as análises feitas ao rio "não mostraram a presença de elementos tóxicos" ainda que não tenham avançado com mais detalhes. Ainda assim, oThe Guardianrefere que a substância usada foi fluoresceína, um composto sintético não tóxico, idêntico a um corante solúvel em água ou álcool.

Inicialmente, chegou a ponderar-se que o incidente tivesse sido provocado por ambientalistas uma vez que vários monumentos italianos já tinham aparecido pintados da mesma cor.

As suspeitas intensificaram-se uma vez que também na fonte de Trevi, em Roma, um grupo ativista tinha usado carvão vegetal para escurecer a água de forma a alertar a população para o uso de combustíveis fósseis.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.