Sábado – Pense por si

Macron acredita que EUA possam voltar ao acordo de Paris

O presidente francês esteve reunido com Donald Trump e terão abordado a saída dos americanos do tratado global

O Presidente francês está confiante de que o seu homólogo norte-americano vai "tentar arranjar solução nos próximos meses" para fazer regressar os Estados Unidos ao acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

"Donald Trump ouviu-me. Compreendeu os meus esforços, nomeadamente a ligação que existe entre o aquecimento global e o terrorismo", afirmou Emmanuel Macron numa entrevista aoLe Journal du Dimanche.

O chefe de Estado francês afirmou que falou com Trump sobre o que poderia fazer regressar os Estados Unidos ao acordo de Paris celebrado em 2015, que visa travar o aquecimento global.

"Penso que viu também a mobilização de cidades e estados americanos e do mundo dos negócios para que os Estados Unidos continuem empenhados na luta contra o aquecimento", acrescentou.

Após o encontro que teve com Macron na quinta-feira passada, Donald Trump afirmou que "qualquer coisa poderia passar-se" sobre o acordo de Paris, de que os Estados Unidos anunciaram que se vão desvincular.

Macron argumentou que "é importante manter o diálogo para que os Estados Unidos possam reintegrar o campo da acção contra as alterações climáticas".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.