Sábado – Pense por si

Líder do ISIS no Afeganistão e Paquistão morto em ataque

O chefe do auto-proclamado Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão foi morto na sequência de um ataque de um drone comandado pelos Estados Unidos, afirmaram as autoridades afegãs

O chefe do auto-proclamado Estado Islâmico (EI) no Afeganistão e Paquistão foi morto na sequência de um ataque de um drone comandado pelos Estados Unidos, afirmaram hoje as autoridades afegãs.

Segundo a agência de inteligência afegã, Hafiz Saeed foi morto na sexta-feira, no leste do Afeganistão, quando "participava numa reunião com outros executivos" do EI.

Hafiz Saeed, ex-comandante dos talibã no Paquistão, foi morto numa operação conjunta de militares afegãos e norte-americanos, disse a agência de inteligência, em comunicado, adiantando que cerca de 30 membros do EI foram mortos.

A ofensiva ocorreu em Achin, distrito próximo da fronteira com o Paquistão, que se tornou um centro para as atividades do auto-proclamado Estado Islâmico no Afeganistão.

A morte de Hafiz Saeed é vista como um forte revés para os extremistas do EI, que procuram expandir-se no Afeganistão e no Paquistão.

O porta-voz das tropas dos EUA no Afeganistão confirmou o ataque, mas não especificou a identidade das vítimas.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.