Sábado – Pense por si

Líbano: a explosão na economia que já tinha implodido

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 05 de agosto de 2020 às 15:10

Acidente destruiu reservas de cereais e o porto por onde entram 70% das importações de um país que importa quase tudo o que consome - e onde metade da população estava na pobreza ou a caminho dela, antes da explosão.

Nas repetidas imagens das explosões que destruíram o porto e parte de Beirute vê-se um conjunto de silos brancos muito perto do centro dos rebentamentos – era nesses silos que estava 85% da reserva de cereais do Líbano, cita a BBC. O país, que antes do incidente já tinha mais de 500 mil crianças a passar fome segundo a organização Save the Children, importa 80% dos produtos alimentares que consome – e o porto de Beirute, agora em cinzas, era o ponto de entrada de cerca de três quatros dessas importações. O acidente agravará, muito, a situação económica já de si muito difícil do país.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.