Sábado – Pense por si

Itália confisca propriedades a piloto russo de Fórmula 1

Jornal de Negócios 11 de abril de 2022 às 17:57
As mais lidas

Ao longo das últimas semanas, Itália atuou contra vários oligarcas do círculo de Putin e apreendeu mansões e iates num valor superior a 900 milhões de euros.

O governo italiano confistou propriedades imobiliárias no valor de 105 milhões de euros ao piloto russo de Fórmula 1 Nikita Mazepin e ao seu pai – o oligarca bielorrusso Dmitri Mazepin, refere a Reuters. 

Nikita Mazepin, de 23 anos, foi despedido da escuderia norte-americana Haas no passado dia 5 de março, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. A saída do piloto, nascido em Moscovo, aconteceu em simultâneo com a da Uralkali, empresa de produtos químicos do seu pai que era patrocinadora da equipa. 

Fontes policiais italianas disseram à Reuters que a operação contra os interesses económicos dos Mazepin em Itália se saldou com a apreensão de bens imobiliários, como a mansão Rocky Ram, no norte da Sardenha. 

Esta medida aconteceu no âmbito das sanções que vários países impuseram à Rússia e aos interesses económicos russos no estrangeiro. 

Tanto Nikita Mazepin como o seu pai estão incluídos na lista de sancionados russos da União Europeia devido à sua estreita relação com o presidente Vladimir Putin.

Ao longo das últimas semanas, Itália atuou contra vários oligarcas do círculo de Putin e apreendeu mansões e iates num valor superior a 900 milhões de euros.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.