O país registou um aumento do número de casos de pessoas com covid-19, tendo dado um passo atrás no levantamento de restrições.
Israel anunciou hoje que vai restabelecer o uso obrigatório da máscara sanitária após um aumento do número de casos de pessoas contaminadas com o covid-19, apesar da maioria da população estar vacinada.
Israel Covid-19Reuters
"Por causa do aumento do número de infeções, o Ministério da Saúde anunciou que a partir do meio-dia (09:00 em Lisboa) de hoje, as máscaras são obrigatórias em todos os locais fechados exceto nos domicílios", refere o comunicado governamental.
Apesar da ordem referente aos locais fechados, as autoridades israelitas aconselham o uso da máscara de proteção sanitária em zonas onde se juntam pessoas ao "ar livre".
As crianças com menos de sete anos, as pessoas com deficiência e os praticantes de desporto em locais fechados estão isentos do uso da máscara, refere a mesma nota.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro, Naftali Bennett, tinha alertado que se se registassem mais 100 novos casos de infeção pelo vírus SARS CoV-2 o uso da máscara passaria a ser obrigatório.
Desde segunda-feira que as autoridades sanitárias contabilizaram mais de 100 novos casos de covid-19 chegando a ser registados 227 infeções durante a semana, de acordo com os números oficiais divulgados na quinta-feira.
Israel anunciou também esta semana que vai adiar a decisão sobre a reabertura do território aos turistas "por causa das inquietações respeitantes à propagação da possível variante Delta".
No passado mês de janeiro, mais de 10 mil casos chegaram a ser recenseados diariamente tendo a campanha de vacinação feito baixar o número de contaminações.
Mais de cinco milhões (de um total de 9,3 milhões de israelitas) - 55% da população - receberam até ao momento as duas doses da vacina.
No total, morreram 6.428 pessoas por covid-19 e registaram-se 840 mil contágios desde o início da pandemia, em Israel.
Israel repõe obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos fechados
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.