Sábado – Pense por si

Isabel dos Santos deixa presidência da Cruz Vermelha de Angola

27 de abril de 2018 às 13:37
As mais lidas

A empresária, considerada a mulher mais rica de África, anunciou a sua "indisponibilidade" para continuar a exercer o cargo de presidente da Cruz Vermelha de Angola, que já ocupava há 12 anos.

A empresária Isabel dos Santos, considerada a mulher mais rica de África, anunciou esta sexta-feira a sua "indisponibilidade" para continuar a exercer o cargo de presidente da Cruz Vermelha de Angola, que já ocupava há 12 anos.

Isabel dos Santos entrevista
Isabel dos Santos entrevista

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresária refere que a decisão já foi transmitida ao conselho executivo nacional, tendo Isabel dos Santos indicado Elias Piedoso Chimuco, actual vice-presidente, para ocupar o cargo de presidente Interino, "para assegurar o normal funcionamento" da instituição.

Na hora da saída, através da carta enviada conselho executivo nacional, Isabel dos Santos dirigiu-se igualmente aos trabalhadores e voluntários da Cruz Vermelha de Angola, agradecendo o "empenho e dedicação".

A saída de Isabel dos Santos da liderança da Cruz Vermelha de Angola acontece de vários meses de polémicas divulgadas por alguma imprensa angolana sobre a gestão da instituição, cuja veracidade foi sempre negada pela empresária.

Foi igualmente denunciado os 11 meses de salários em atraso na instituição, abrangendo 115 trabalhadores, e alegada tentativa de destituição de Isabel dos Santos, por parte dos funcionários, do cargo de presidente da Cruz Vermelha de Angola.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.