Sábado – Pense por si

Irão levanta bloqueio ao WhatsApp após dois anos de restrições

Lusa 24 de dezembro de 2024 às 15:37
As mais lidas

Tanto o WhatsApp como a plataforma Google Play foram bloqueados durante os protestos que começaram no Irão em setembro de 2022, na sequência da morte da jovem Mahsa Amini.

O Conselho Supremo do Ciberespaço iraniano, que gere as questões relativas à Internet e ciberespaço no país, aprovou esta terça-feira, 24, o levantamento da interdição da aplicação WhatsApp, alvo de restrições há mais de dois anos, informou a agência IRNA.

"A interdição do WhatsApp e do Google Play foi levantada por voto unânime dos membros do Conselho Supremo do Ciberespaço", declarou a agência noticiosa oficial iraniana IRNA.

"Trata-se de uma primeira etapa do plano que visa levantar as restrições", acrescentou.

Tanto o WhatsApp como a plataforma Google Play foram bloqueados durante os protestos que começaram no Irão em setembro de 2022, na sequência da morte da jovem Mahsa Amini, que se encontrava sob custódia policial após ser detida por não usar corretamente o véu islâmico.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.