NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Secretário-geral das Nações Unidas considerou que tal vacina "pouparia milhões de vidas e milhares de milhões de dólares".
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou na quarta-feira que "uma vacina segura e eficaz pode ser a única ferramenta que permite o retorno do mundo a um sentimento de normalidade" na sequência da pandemia de covid-19.
Numa videoconferência com representantes de cerca de 50 países africanos membros da organização, Guterres admitiu que tal vacina "pouparia milhões de vidas e milhares de milhões de dólares".
Por isso, apelou para a aceleração do desenvolvimento de uma vacina de acesso "universal", que permita "controlar a pandemia" do novo coronavírus, e revelou-se esperançado de que a mesma possa estar disponível antes do fim do ano.
"Precisamos de um esforço ambicioso e uma abordagem harmonizada, integrada e otimizada para maximizar a velocidade e a escala necessárias para o desenvolvimento universal de tal vacina até ao final de 2020", insistiu o secretário-geral da ONU.
Guterres revelou ainda que foram já angariados "cerca de 20%" dos dois mil milhões de dólares em donativos necessários para implementar um vasto programa humanitário de resposta à pandemia por parte da ONU, verba para a qual tinha apelado em 25 de março.
Desde o início da pandemia, a ONU equipou 47 países africanos com testes para a covid-19, graças à Organização Mundial da Saúde, referiu o secretário-geral, que elogiou ainda os esforços de vários governos africanos para mitigar as consequências da pandemia.
Entre os exemplos enumerados, António Guterres apontou o apoio alimentar proporcionado por Cabo Verde, país africano de língua oficial portuguesa.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 131 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 436 mil doentes foram considerados curados.
Segundo os dados mais recentes, o continente africano regista 874 mortos e um total de 16.285 infetados.
Guterres: Vacina pode ser a única ferramenta para mundo regressar à normalidade
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.