Sábado – Pense por si

Guerra na Ucrânia. Negociações serão retomadas na segunda-feira na Turquia

Kiev diz que russos tomaram cidade onde vivem funcionários de Chernobyl. Cerca de 22.700 refugiados com proteção temporária em Portugal. Zelensky pede mais armas a EUA e Europa.

Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS
Ao Minuto Atualizado 27 mar 2022
27 mar 2022 27 de março de 2022 às 17:56

Negociações serão retomadas na segunda-feira na Turquia

O negociador do lado ucraniano David Arakhamia anunciou este domingo nas redes sociais que a próxima ronda de negociações com a Rússia acontecerá na Turquia já a partir de segunda-feira e até quarta, dia 30 de março. 

Numa última reação, a Ucrânia tinha considerado as negociações com Moscovo como "muito difíceis".

No início do mês, os minisros dos Negócios Estrangeiros dos dois países, Sergey Lavrov da Rússia e Dmytro Kuleba da Ucrânia, tinham-se encontrado precisamente na Turquia, em Antalya, para uma cimeira tripartida.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 17:44
Lusa

ONU contabiliza 953 civis mortos e 1.577 feridos desde o início da invasão russa

Pelo menos 953 civis foram mortos e 1.557 feridos na Ucrânia desde a invasão pela Rússia em 24 de fevereiro, de acordo com dados hoje divulgados pelas Nações Unidas.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) contabilizou que entre os 953 mortos estão 192 homens, 142 mulheres, 12 raparigas e 16 rapazes, para além de 40 crianças e 514 outros adultos, sem especificar o género.

Entre os 1.557 feridos foram contabilizados 171 homens, 132 mulheres, 23 raparigas e 19 rapazes, para além de 63 crianças e 1.149 adultos cujo sexo não foi determinado.

Nos territórios controlados pelo governo de Kiev estão assinalados 216 mortos e 611 feridos, enquanto nos territórios controlados pelas repúblicas separatistas russófonas da região de Donbass foi indicado um total de 251 baixas entre civis, 55 mortos e 196 feridos.

Em outras regiões da Ucrânia sob controlo governamental (cidade de Kiev e regiões de Cherkasy, Chernigiv, Kharkiv, Kherson, Kiev, Mykolaiv, Odessa, Sumy, Zaporijia, Dnipropetrovsk e Jitomir), um total de 1.432 civis foram vítimas do conflito (682 mortos e 750 feridos).

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 17:26

Ucrânia: "Nenhum país” reconhecerá “referendo ilegal” em Lugansk

Em resposta à hipótese levantada este domingo por uma das regiões do Donbas, que está a considerar a sua anexação à Rússia, Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano diz que "falsos referendos em áreas ocupadas da Ucrânia são nulos".

Leia mais aqui.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 17:10
Lusa

Mais de 22.700 refugiados com proteção temporária em Portugal

Mais de 22.700 pessoas que fugiram da Ucrânia devido à guerra obtiveram proteção temporária em Portugal, anunciou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), adiantando que mais de um terço são menores.

O SEF diz, em comunicado, que "já concedeu, desde o início do conflito na Ucrânia, 22.706 pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos e a cidadãos estrangeiros" que residiam naquele país.

Dos 22.706 pedidos, 8.121 reportam-se a menores, acrescenta.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 16:59

Mais de 3,8 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa

Mais de 3,8 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro, mas o fluxo de refugiados diminuiu acentuadamente desde terça-feira, avançou a Nações Unidas (ONU) numa contagem hoje divulgada.

No total, mais de 10 milhões de pessoas, mais de um quarto da população da Ucrânia, tiveram que deixar as suas casas, quer seja passando a fronteira para encontrar refúgio em países vizinhos, quer deslocados no próprio país. A ONU estima que existam quase 6,5 milhões de deslocados internos.

Segundo a informação de hoje do ‘site’ do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)foram contabilizados 3.821.049 refugiados ucranianos, mais 48.450 pessoas do que no sábado.

Desde terça-feira, o número de pessoas que querem fugir da Ucrânia diminuiu de 100.000 pessoas por dia para 50.000 nos últimos dias.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 15:21

Crianças e jovens refugiados integrados em escola e clube de futebol de Anadia

Cinco crianças e jovens chegaram a Portugal da Ucrânia há menos de três semanas e foram acolhidos no pequeno concelho do distrito de Aveiro.

Leia mais aqui.

Crianças e jovens refugiados integrados em escola e clube de futebol de Anadia
Crianças e jovens refugiados integrados em escola e clube de futebol de Anadia Lusa
27 mar 2022 27 de março de 2022 às 15:10

Macron alerta contra "escalada de palavras" após Biden chamar "carniceiro" a Putin

O presidente francês, Emmanuel Macron, não seguiu o caminho de "escalada das palavras e das ações na Ucrânia" do presidente norte-americano após Biden ter classificado Vladimir Putin de "carniceiro". 

"Eu não usaria esse tipo de linguagem porque continuo a falar com o Presidente Putin", disse Macron ao canal de televisão France 3. No sábado, questionado sbre o que pensava do homólogo russo, o líder dos EUA respondeu: "Ele é um carniceiro".

Leia mais aqui.
27 mar 2022 27 de março de 2022 às 14:05
Lusa

Alemanha pondera adquirir sistema de defesa antimísseis

O Governo alemão está a ponderar adquirir um sistema israelita de defesa antimísseis, na sequência da invasão russa da Ucrânia, revelou hoje a presidente do Comité de Defesa do parlamento.

"Dada a ameaça e os vários sistemas de armas de que dispõe a Rússia, é claro que devemos estar interessados, é lógico", declarou Marie-Agnes Strack-Zimmermann ao jornal Welt.

Segundo Marie-Agnes Strack-Zimmermann, "existem diferentes opções, especialmente porque este escudo foi construído para um míssil muito específico, disparado em altitude muito alta, que chega do espaço e que um sistema de defesa convencional não pode ajudar".

"Portanto, é importante tratarmos disso o mais rapidamente possível", acrescentou a responsável, do Partido Liberal, que integra a coligação governamental.

Para a presidente do Comité de Defesa, que se vai deslocar a Israel, este processo deve ser "muito rápido, mas também deve ser discutido com muita seriedade".

A decisão ainda não foi tomada, mas o Partido Social-Democrata, do chanceler Olaf Scholz, principal partido da coligação governamental, é a favor, noticiou hoje o jornal alemão Bild, citado pela AFP.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 14:05

Região separatista de Lugansk considera referendo para fazer parte da Rússia

Pouco mais de um mês depois da Rússia reconhecer a independência da região ucraniana de Lugansk, o líder do autoproclamado estado independente disse estar a considerar um referendo para discutir a anexação a Moscovo.

Saiba mais aqui.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 13:09

Zelensky partilha fotografias da destruição na Ucrânia

O presidente ucraniano partilhou este domingo fotografias da destruição deixada pela guerra na Ucrânia.

"Toda a gente no planeta precisa de conhecer o que a Rússia está a fazer, para que a responsabilidade dos crimes contra o povo ucraniano seja inevitável e tão severa quanto possível para militares russos", escreveu.


27 mar 2022 27 de março de 2022 às 13:07

Papa Francisco apela ao fim de "guerra cruel e sem sentido"

O Papa Francisco voltou este domingo a apelar à paz e ao fim de uma "guerra cruel e sem sentido" na Ucrânia, considerando que é uma "derrota para todos" que esta dure há mais de um mês.

Após o Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco defendeu que é necessário "repudiar a guerra, lugar de morte, onde pais e mães sepultam os filhos, onde homens matam os seus irmãos, sem os ter sequer visto, onde os poderosos decidem e os pobres morrem".

"A guerra não destrói apenas o presente, mas também o futuro de uma sociedade", disse.

Papa Francisco
Papa Francisco Reuters
27 mar 2022 27 de março de 2022 às 12:39

Rússia anuncia destruição do depósito de mísseis ucraniano perto de Kiev

As forças armadas russas destruíram um depósito de mísseis ucraniano perto de Kiev com armas de longo alcance lançadas a partir do mar, disse hoje o Ministério da Defesa russo.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, afirmou no comunicado militar da manhã que o depósito de mísseis para os sistemas de mísseis antiaéreos S-300 e Buk foi destruído na cidade de Plesetskoye, a 30 quilómetros a sudoeste da capital ucraniana.

O exército russo também confirmou que no sábado atacou com mísseis de longo alcance uma grande base de combustível em Lviv, que abastecia as tropas ucranianas nas regiões ocidentais e as que estavam posicionadas perto de Kiev.

"Além disso, mísseis de cruzeiro de alta precisão destruíram as oficinas da fábrica de reparação de rádio em Lviv", disse.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 12:20
Lusa

Borrell exclui que Putin corte fornecimento de petróleo e gás à Europa

O Alto Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, excluiu hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, pudesse ordenar um corte no fornecimento de petróleo e gás à Europa como retaliação pelas sanções impostas pelo Ocidente.

A Rússia "precisa de vender o seu petróleo e gás", disse Borrell numa entrevista com Efe no âmbito do Fórum de Doha, na qual participou hoje ao lado de líderes políticos e estrategas de todo o mundo reunidos na capital do Qatar para analisar uma série de questões de grande preocupação global, tais como a guerra na Ucrânia, a crise dos refugiados e as alterações climáticas.

O diplomata espanhol salientou que Moscovo obtém "uma quantidade considerável dos recursos financeiros de que necessita da venda de hidrocarbonetos, porque as sanções bloquearam os ativos que o Banco Central russo tem nos bancos americanos, europeus e japoneses", embora tenha reconhecido que "não são todos os ativos" que tem, porque Moscovo "tem muitos na China e noutros países nos quais (o Ocidente) não pode atuar".

"Não são todos os bens, mas bloqueámos uma parte muito importante das suas reservas de divisas", assegurou.

No entanto, reconheceu que Putin é uma pessoa imprevisível de quem se pode esperar qualquer coisa: "Não estou na cabeça de Putin e não sei o que é que ele vai fazer. Nunca pensei que ele fosse invadir, e mais do que invadir, destruir a Ucrânia como ele está a fazer", disse.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 11:42

Blinken: "Não temos nenhuma estratégia de mudança de regime para a Rússia"

Secretário de Estado norte-americano foi forçado a clarificar palavras de Joe Biden, depois de o Presidente norte-americano ter dito que Putin "não pode ficar no poder".

Leia mais aqui.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 11:33

Kiev diz que russos tomaram cidade onde vivem funcionários de Chernobyl

As autoridades ucranianas indicaram no sábado que o exército russo tomou o controlo de Slavutitch, cidade onde vive o pessoal da central nuclear de Chernobyl.

As forças russas detiveram momentaneamente o presidente da câmara local, o que desencadeou manifestações pró-ucranianas.

"Fui libertado, está tudo bem, na medida em que é possível sob a ocupação", declarou, por telefone à agência de notícias France-Presse (AFP), Iuri Fomitchev, cuja detenção pelas forças russas foi anunciada durante a manhã pela administração regional de Kiev.

Depois de ter sido libertado, o autarca discursou perante cerca de cinco mil pessoas, que protestavam contra a Rússia, e garantiu que as tropas russas iam em breve deixar a cidade.

À AFP, Fomitchev disse que as tropas iam retirar hoje da cidade.

"Os ocupantes russos invadiram Slavutitch e ocuparam o hospital municipal", escreveu, durante a tarde de sábado, na plataforma Telegram, a administração militar da região de Kiev, que engloba Slavutitch, com 25 mil habitantes e a cerca de 160 quilómetros a norte da capital, construída depois do acidente nuclear de Chernobyl, em 1986.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 11:32

Quase 22.500 refugiados com proteção temporária em Portugal

Quase 22.500 pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia já obtiveram proteção temporária em Portugal, revela hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), segundo o qual mais de um terço são crianças.

O SEF adianta que já concedeu 22.455 pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos e a cidadãos estrangeiros que residiam na Ucrânia, desde o início da invasão do país pela Rússia.

Revela ainda que entre os 22.455 pedidos estão 8.032 crianças, ou seja, 35,7% dos casos.

O SEF tem uma plataforma ‘online’, em três línguas, para pedidos de proteção temporária para pessoas que fogem da Ucrânia por causa da guerra.

A plataforma ‘SEFforUkraine.sef.pt’ "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer ‘online’ um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses", segundo o SEF.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que a requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.

27 mar 2022 27 de março de 2022 às 11:19

Zelensky: "Quem governa a comunidade Euro-Atlântica? É ainda Moscovo?"

Bom dia.

Durante a noite, o presidente ucraniano pediu no seu vídeo diário que EUA e Europa entreguem mais tanques e aeronaves à Ucrânia e questionou se a aliança do Ocidente tem medo da Rússia.

"Quem governa a comunidade Euro-Atlântica? É ainda Moscovo com base na intimidação?", disse, desejando "pelo menos uma percentagem da coragem para aqueles que durante 31 dias pensaram em como transferir uma dezena ou dois aviões ou tanques".

"É impossível desbloquear Mariupol sem o número suficiente de tanques, outros veículos armados e aéreos. Todos os que defendem a Ucrânia e Mariupol sabem isso. Os EUA sabem isso. Os políticos europeus sabem isso. Dissemos a todos. E isto deve ser conhecido o quanto antes pelo máximo de pessoas possível na Terra. Para que toda a gente perceba quem e porque tiveram simplesmente medo de prevenir esta tragédia. Medo de tomar uma decisão."

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.