Garrafas plásticas, latas, recipientes de vidro e sacos de aperitivos fazem parte dos resíduos acumulados e deixados no parque natural.
Um grupo de turistas do Parque Nacional Khao Yai, no leste da Tailândia, receberá em casa os resíduos plásticos e as embalagens que deixou durante a sua recente visita, uma ação que visa ensinar uma lição a todos.
"Quero que esta ação sirva como uma mensagem forte e clara para todos os visitantes do parque, tailandeses e estrangeiros, de que não vamos tolerar esse tipo de comportamento egoísta e imprudente", disse hoje à agência de notícias EFE o ministro do Meio Ambiente da Tailândia, Warawut Silpa-Archa.
Warawut publicou na terça-feira, na sua conta na rede social Facebook, uma série de fotos a mostrar lixo e caixas de um serviço de entregas em que os resíduos foram enviados para os visitantes descuidados.
Garrafas plásticas, latas, recipientes de vidro e sacos de aperitivos fazem parte dos resíduos acumulados e deixados no parque natural, cerca de 125 quilómetros a nordeste de Banguecoque.
As autoridades sabiam o endereço e o nome dos visitantes porque estes têm de registar os seus dados pessoais para poderem alugar uma das tendas disponíveis ou áreas onde possam pernoitar.
"Não só o lixo será devolvido ao visitante, mas o facto foi notificado à polícia e será aplicada multa de acordo com a lei", acrescentou o ministro à EFE.
Warawut alertou que deitar lixo num parque nacional é um crime e as consequências mais graves para tal ato acarretam penas de até cinco anos de prisão e multas de até 500.000 bat (13.400 euros), de acordo com a legislação local.
As autoridades da Tailândia, um dos países do mundo com maior índice de resíduos plásticos, têm planos para eliminar progressivamente o uso de sacos e recipientes de plástico e poliestireno, resíduos que muitas vezes acabam no mar ou em áreas naturais e causam a morte de animais.
Grupo de turistas receberá em casa lixo abandonado em parque natural da Tailândia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.