Sábado – Pense por si

Governo espanhol planeia proibir novas explorações de hidrocarbonetos no mar

O Governo espanhol planeia proibir novas explorações de hidrocarbonetos no mar, entre outras medidas para proteger o meio ambiente marinho.

O Governo espanhol planeia proibir novas explorações de hidrocarbonetos no mar, entre outras medidas para proteger o meio ambiente marinho, anunciou esta quinta-feira a ministra da Transição Ecológica de Espanha, Teresa Ribera.

Durante o seu discurso na Comissão de Transição Energética, Teresa Ribera disse que em breve será levada a cabo a transposição da directiva europeia que regula as actividades industriais offshore (no mar) e que o Executivo espanhol está a considerar tomar medidas "mais profundas" do que as previstas nos referidos regulamentos.

Entre essas medidas, a ministra destacou a proibição em Espanha de novas actividades relacionadas com a exploração de hidrocarbonetos no mar.

Durante o seu discurso, Teresa Ribera insistiu ainda na necessidade de actualizar o funcionamento do mercado de eletricidade, que foi projectado para uma época em que a realidade técnica e os actores eram diferentes.

Também sublinhou a necessidade de introduzir mudanças no sistema fiscal, porque o atual é "complexo e, às vezes, contraditório".

Por outro lado, a ministra defendeu o "resgate" do Instituto para a Diversificação e Poupança da Energia (IDAE) e que as empresas cotadas em bolsa tenham de informar sobre os seus riscos ambientais.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.