Sábado – Pense por si

Governo espanhol planeia proibir novas explorações de hidrocarbonetos no mar

25 de outubro de 2018 às 15:40
As mais lidas

O Governo espanhol planeia proibir novas explorações de hidrocarbonetos no mar, entre outras medidas para proteger o meio ambiente marinho.

O Governo espanhol planeia proibir novas explorações de hidrocarbonetos no mar, entre outras medidas para proteger o meio ambiente marinho, anunciou esta quinta-feira a ministra da Transição Ecológica de Espanha, Teresa Ribera.

Durante o seu discurso na Comissão de Transição Energética, Teresa Ribera disse que em breve será levada a cabo a transposição da directiva europeia que regula as actividades industriais offshore (no mar) e que o Executivo espanhol está a considerar tomar medidas "mais profundas" do que as previstas nos referidos regulamentos.

Entre essas medidas, a ministra destacou a proibição em Espanha de novas actividades relacionadas com a exploração de hidrocarbonetos no mar.

Durante o seu discurso, Teresa Ribera insistiu ainda na necessidade de actualizar o funcionamento do mercado de eletricidade, que foi projectado para uma época em que a realidade técnica e os actores eram diferentes.

Também sublinhou a necessidade de introduzir mudanças no sistema fiscal, porque o atual é "complexo e, às vezes, contraditório".

Por outro lado, a ministra defendeu o "resgate" do Instituto para a Diversificação e Poupança da Energia (IDAE) e que as empresas cotadas em bolsa tenham de informar sobre os seus riscos ambientais.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.