O recurso da Administração de Donald Trump seguiu-se à decisão de um juiz em Maryland de restringir o acesso aos referidos dados pela equipa do DOGE, ao abrigo das leis federais de privacidade.
A Administração norte-americana pediu esta sexta-feira ao Supremo Tribunal que permita ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado pelo bilionário Elon Musk, que aceda aos sistemas da Segurança Social, que contêm dados pessoais de milhões de cidadãos.
Supremo Tribunal dos EUAAP Photo/Susan Walsh, File
O recurso da Administração de Donald Trump seguiu-se à decisão de um juiz em Maryland de restringir o acesso aos referidos dados pela equipa do DOGE, ao abrigo das leis federais de privacidade.
De acordo com os documentos judiciais, a Segurança Social mantém registos pessoais de quase todas as pessoas no país, incluindo registos escolares, dados bancários, informações salariais e registos médicos e de saúde mental dos beneficiários de ajudas.
Encarregado de cortar despesas do Estado, Musk tem-se concentrado na Segurança Social como um alegado foco de fraude, descrevendo-a como um "esquema Ponzi" e insistindo que reduzir o desperdício no programa é uma forma importante de cortar nas despesas do governo.
A ação judicial foi originalmente interposta por um grupo de sindicatos e reformados representados pelo grupo Democracy Forward.
A decisão da juíza distrital Ellen Hollander, em Maryland, que interditou os sistemas de Segurança Social ao o DOGE permitiu aos funcionários deste acesso a dados truncados ou despojados de qualquer elemento pessoalmente identificável.
Musk e o DOGE têm sido responsáveis pela redução drástica ou mesmo extinção de agências governamentais, que já levaram ao despedimento de milhares de funcionários públicos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro