Sábado – Pense por si

Furacão Nate segue a caminho dos Estados Unidos

Deverá tocar solo norte-americano nas primeiras horas de domingo.

A tempestade tropical Nate, que está a caminho dos Estados Unidos, transformou-se em furacão, numa altura em que estava ao largo da costa do México, anunciou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC na sigla em inglês).

"O Nate transformou-se em furacão", informou o NHC através da sua página de Internet pelas 06:00 (hora de Lisboa), quando o Nate estava a passar entre o México e Cuba.

A tempestade tropical Nate deverá tocar solo norte-americano nas primeiras horas de domingo.

As autoridades de Nova Orleães, na Luisiana, no sudeste dos Estados Unidos, emitiram uma ordem de recolher obrigatório na sexta-feira à tarde, bem como medidas de retirada obrigatória e voluntária em algumas áreas baixas particularmente vulneráveis a inundações.

"A nossa maior ameaça não é necessariamente a chuva, mas o vento e ondulação", disse o 'mayor' de Nova Orleães, Mitch Landrieu.

"Nós antecipámos o seu impacto", disse o governador do Luisiana, John Bel Edwards, que declarou o estado de emergência.

O sudeste dos Estados Unidos foi atingido em Agosto por dois furacões: o Harvey no Texas e Luisiana, que provocou 42 mortos e danos materiais consideráveis, e o Irma, que atingiu a categoria 5 na escala Saffir-Simpson e causou 12 mortos na Flórida.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.