Sábado – Pense por si

Fornecimento de gás russo para a Polónia foi interrompido

Sofia Oliveira com Leonor Riso 27 de abril de 2022 às 08:37
As mais lidas

A Polónia alertou que a Rússia teria ameaçado cortar o gás a partir do dia 27 de abril, depois de Varsóvia se ter recusado a pagar em rublos.

A empresa de energia russa Gazprom anunciou que interrompeu o fornecimento de gás para a Polónia. A Rússia já teria ameaçado cortar o fornecimento de gás através do gasoduto de Yamal a partir desta quarta-feira, depois de Varsóvia se ter recusado a começar a pagar pelo fornecimento em rublos russos e também devido ao apoio à Ucrânia.

A Polónia tinha também afirmado antes que não pretendia estender o contrato de fornecimento de gás com a Gazprom, depois de expirar no final deste ano.

"Cortar o fornecimento de gás é uma quebra de contrato e a PGNiG reserva o direito de procurar a compensação e vai usar todos os meios contratuais e legais disponíveis para fazê-lo", disse a empresa petrolífera da Polónia, que confirmou a interrupção de fornecimento de gás russo.

A Polónia e a Bulgária são os dois primeiros países a ficar sem fornecimento do gás russo, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro. "A Gazprom suspendeu completamente o fornecimento de gás para a Bulgária e Polónia  devido à ausência de pagamentos em rublos", assinalou a empresa num comunicado.

REUTERS/Dado Ruvic
Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.