Mau tempo: Marinha Grande repudia "inaceitável" demora na reposição da eletricidade
11% da população do concelho permanece sem energia.
11% da população do concelho permanece sem energia.
E-Redes garante que "tem continuado focada em restabelecer o fornecimento de energia elétrica, em particular nas zonas de maior impacto da depressão Kristin".
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou a sua participação no retiro devido à situação de calamidade em Portugal, pelo que será representado na ocasião pelo homólogo grego, Kyriakos Mitsotakis, que é da mesma família política.
O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Desde o primeiro momento, "as equipas da NOS estão no terreno 24 horas por dia, 7 dias por semana, em estreita articulação com a Proteção Civil e as forças de segurança".
Na sequência da acusação do presidente da Câmara de Montemor-o-Velho.
O balanço anterior, divulgado às 08h00 deste domingo, indicava que havia 76 mil clientes sem fornecimento de energia elétrica.
Mais de 82 equipamentos das Forças Armadas apoiaram as populações e entidades locais, "nomeadamente motosserras, gruas, contentores, monta-cargas, tendas, lonas, retroescavadora, pá carregadora, giratória de rodas", entre outros.
Vão participar na manifestação da CGTP-IN convocada para 28 de fevereiro, em Lisboa.
Desde 28 de janeiro já estiveram empenhados 11.666 militares, com 1.356 viaturas e 125 máquinas de engenharia.
A resiliência de um país não depende apenas das suas infraestruturas, mas da capacidade coletiva de resposta.
O balanço anterior, divulgado às 15h30 de quinta-feira, indicava que havia 89 mil clientes sem fornecimento de energia elétrica, número que entretanto aumentou devido à persistência do mau tempo.
O regulador do setor energético já tinha aprovado regras específicas para defender os consumidores nas zonas mais duramente atingidas pelo mau tempo, incluindo a proibição dos comercializadores cortarem o fornecimento de eletricidade ou gás.
GNR e Ministério da Administração Interna recomendam a constituição de um kit de emergência para três dias.
Depois das críticas de Marcelo, a telecom relembra que “estes trabalhos são muito exigentes e sujeitos a algum grau de incerteza, pois dependem das condições de acesso e reparação das estruturas destruídas e de fatores terceiros, como o fornecimento de eletricidade ou o estado do tempo”.
Rodrigo Costa diz que a rede de muito alta tensão resistiu graças à redundância, mas admite reparações que durarão meses. Ministra do Ambiente fala em "evento sem precedentes" e E-Redes espera ter energia reposta até ao final do mês. Ainda há 83 mil clientes ainda sem eletricidade.