Kamala Harris também será também a sua vice-presidente em 2024.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta terça-feira que se vai recandidatar nas eleições de 2024, pedindo aos eleitores que lhe deem mais tempo para "terminar o trabalho" que começou quando assumiu o cargo.
REUTERS
"Quando concorri à Presidência, há quatro anos, disse que estamos numa batalha pela alma dos Estados Unidos. E ainda estamos", disse Joe Biden, num vídeo intitulado "Liberdade", no qual confirmou a recandidatura.
Biden escolheu esta data para fazer o anúncio, dia em que se cumprem quatro anos desde que lançou a campanha eleitoral que o levou à Casa Branca, após derrotar Donald Trump nas eleições de 2020.
As Americans, we believe in freedom and liberty—and we believe that our democracy will only be as strong as our willingness to fight for it.
Perante o anúncio, o Partido Republicano acusou o Presidente dos Estados Unidos da América de estar "desligado da realidade".
"Biden está tão desligado da realidade que pensa que merece mais quatro anos no cargo, quando tudo o que faz é criar crises", afirmou a líder do partido, Ronna McDaniel, citada pela agência France-Presse (AFP).
Joe Biden que completaria 86 anos no final de um segundo mandato, está confiante de que aos resultados a nível legislativo e mais de 50 anos de experiência em Washington vão contar mais do que as preocupações em torno da sua idade.
"A questão que enfrentamos é se nos próximos anos teremos mais ou menos liberdade", refere no vídeo do anúncio da recandidatura, com cerca de três minutos de duração, em que sublinha que a batalha pela "alma" da América continua.
Apesar de a recandidatura a um segundo mandado ser a decisão que tem acompanhado a maioria dos presidentes dos Estados Unidos, no caso de Biden não houve esta leitura unânime, havendo democratas a defender que não se recandidatasse devido à sua idade.
Biden, que aos 80 anos de idade é o Presidente mais velho da história dos Estados Unidos, há vários meses que sinalizava que pretendia recandidatar-se.
A vice-Presidente neste seu primeiro mandato, Kamala Harris, será também a sua ‘vice’ em 2024.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.