Sábado – Pense por si

EUA bloqueiam nomeação de enviado da ONU na Líbia

A embaixadora norte-americana, Nikki Haley, afirmou, na sexta-feira, que o seu país está "decepcionado" com a opção do secretário-geral da ONU, António Guterres

Os EUA manifestaram a sua oposição à escolha do ex-primeiro-ministro palestiniano Salam Fayyad como enviado da ONU para a Líbia, bloqueando a nomeação que se torna praticamente impossível sem a luz verde do Conselho de Segurança.

A embaixadora norte-americana, Nikki Haley, afirmou, na sexta-feira, que o seu país está "decepcionado" com a opção do secretário-geral da ONU, António Guterres, para o cargo e mostrou a sua frontal oposição.

"Durante demasiado tempo a ONU foi injustamente parcial a favor da Autoridade Palestiniana em detrimento dos nossos aliados em Israel", disse a diplomata.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.