NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Em abril de 1986, o reator número quatro da central nuclear soviética explodiu durante um teste de segurança. Durante dez dias, o combustível nuclear queimou, lançando para a atmosfera elementos radioativos que contaminaram até três quartos da Europa.
A mega estrutura de proteção ao reator que explodiu em 1986 na central de Chernobyl, palco do pior acidente nuclear da história, foi apresentada à imprensa esta terça-feira.
A estrutura, idealizada para proteger o núcleo do reator número quatro e 200 toneladas de material altamente radioativo, demorou nove anos a ser construída.
Trata-se da maior estrutura móvel terrestre alguma vez construída, com 257 metros de extensão, 108 metros de altura e um peso total de mais de 36 mil toneladas.
O designado Novo Confinamento Seguro custou 1,5 mil milhões de euros e o projeto de construção de abrigos totalizou 2,2 mil milhões de euros.
O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento geriu um fundo com contribuições de 45 países, da União Europeia e 715 milhões de euros em recursos próprios do banco.
"Foi um projeto muito longo", declarou aos jornalistas o diretor do Departamento de Segurança Nuclear do banco, Balthasar Lindauer, citado pela agência de notícias Associated Press.
Os estudos preliminares deste projeto tiverem início em 1998 e o contrato para a estrutura foi celebrado em 2007.
O mesmo responsável sublinhou que a Ucrânia foi um grande contribuinte, com 100 milhões de euros, juntamente "com experiência e pessoal".
A 26 de abril de 1986, o reator número quatro da central nuclear soviética de Chernobyl explodiu durante um teste de segurança.
Durante dez dias, o combustível nuclear queimou, lançando para a atmosfera elementos radioativos que contaminaram até três quartos da Europa, mas especialmente a Rússia, a Ucrânia e a Bielorrússia, então pertencentes à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de acordo com estimativas.
Estrutura em Chernobyl protege 200 toneladas de material radioativo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."