Sábado – Pense por si

Espanha lançará concurso para 20.280 novos funcionários públicos

É a maior oferta de emprego público na última década no país

O Governo espanhol decidiu hoje criar 20.280 novos lugares para funcionários públicos, sobretudo nas áreas da luta contra a fraude e da melhoria dos serviços públicos, anunciou em Madrid o ministro da Fazenda e Função Pública.

Cristóbal Montoro explicou em conferência de imprensa, na sequência do Conselho de Ministros, que estes lugares se adicionam aos 7.969 que já tinham sido aprovados em Março último, o que implica um total de 28.249 novos lugares para o corrente ano, a maior oferta de emprego público na última década.

A oferta é "fruto da negociação com os representantes das centrais sindicais", disse o responsável governamental, que agradeceu a posição dos representantes dos trabalhadores durante as conversações.

Montoro sublinhou que a decisão implica um aumento do número de emprego no funcionalismo público e que pretende "melhorar a qualidade dos postos de trabalho" reduzindo o emprego temporário.

Entre os novos lugares aprovados há 14.155 que são abertos a todos os que quiserem concorrer, dos quais 10.323 são para repor lugares deixados vagos por trabalhadores que se reformaram e 3.832 são extraordinários (novo emprego).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.