Sábado – Pense por si

Espanha lançará concurso para 20.280 novos funcionários públicos

07 de julho de 2017 às 17:03
As mais lidas

É a maior oferta de emprego público na última década no país

O Governo espanhol decidiu hoje criar 20.280 novos lugares para funcionários públicos, sobretudo nas áreas da luta contra a fraude e da melhoria dos serviços públicos, anunciou em Madrid o ministro da Fazenda e Função Pública.

Cristóbal Montoro explicou em conferência de imprensa, na sequência do Conselho de Ministros, que estes lugares se adicionam aos 7.969 que já tinham sido aprovados em Março último, o que implica um total de 28.249 novos lugares para o corrente ano, a maior oferta de emprego público na última década.

A oferta é "fruto da negociação com os representantes das centrais sindicais", disse o responsável governamental, que agradeceu a posição dos representantes dos trabalhadores durante as conversações.

Montoro sublinhou que a decisão implica um aumento do número de emprego no funcionalismo público e que pretende "melhorar a qualidade dos postos de trabalho" reduzindo o emprego temporário.

Entre os novos lugares aprovados há 14.155 que são abertos a todos os que quiserem concorrer, dos quais 10.323 são para repor lugares deixados vagos por trabalhadores que se reformaram e 3.832 são extraordinários (novo emprego).

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.