Sábado – Pense por si

Equipa de Socorro aguarda que nível de água baixe para resgatar espeleólogos portugueses

21 de outubro de 2019 às 09:16
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Quatro espeleólogos portugueses estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha. Trabalhos de socorro estão a ser dificultados pelo aumento do nível da água.

As equipas de socorro que tentam resgatar os quatro portugueses retidos numa gruta no norte deEspanhaaguardam pela descida do nível da água, para entrarem na gruta, disse à Lusa uma fonte da Fundação de Espeleosocorro Cántabro.

"Estamos à espera que baixem os níveis da água, para depois subirmos ao encontro dos quatro portugueses que, em princípio, estão bem e à nossa espera", disse à agência Lusa Martín González Hierro, da Fundação Espeleosocorro Cántabro (ESOCAN).

González Hierro explicou que a equipa de auxílio está no local, na gruta de Cueto-Coventosa, na Cantábria, desde as 20:00 (19:00 em Lisboa) de domingo.

Os Portugueses pertencem ao Clube de Montanhismo Alto Relevo de Valongo, região do Porto.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.