Sábado – Pense por si

Equipa de segurança da ONU visada por disparos em Douma

18 de abril de 2018 às 16:21
As mais lidas

Os elementos da equipa "não sofreram ferimentos e regressaram a Damasco", disse um responsável da ONU.

Uma equipa de segurança da ONU foi visada por disparos na terça-feira em Douma, Síria, durante uma missão de reconhecimento para preparar uma deslocação dos peritos internacionais que investigam o ataque químico a 7 de Abril. Os elementos da equipa "não sofreram ferimentos e regressaram a Damasco", disse um responsável da ONU, citado pela agência France-Presse sob anonimato.

Os peritos da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) só podem avançar no terreno depois da autorização das equipas de segurança da ONU. O ataque a Douma, no qual morreram pelo menos 40 pessoas e mais de 500 foram afectadas, esteve na origem dos ataques lançados na madrugada de sábado por aviões de combate dos EUA, França e Reino Unido contra três alvos associados à produção e armazenamento de armas químicas na Síria.

A oposição síria e vários países acusam o regime de Bashar al-Assad da autoria do ataque químico, mas Damasco nega e o seu principal aliado, a Rússia, afirma que ele foi encenado com a ajuda de serviços especiais estrangeiros.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?