Para quem não cumpra com a legislação, as penas serão bastante rígidas. As multas mais leves podem ir de 500 a 10 mil euros e as consideradas muito graves podem chegar aos 200 mil euros.
Em Espanha, quem quiser ter um cão terá de tirar um curso preparatório onlinegratuito de quatro horas, e após a conclusão do mesmo o dono receberá um documento que não precisa de ser renovado.
DR
Estes requisitos fazem parte do projeto Lei de Proteção dos Direitos e Bem-Estar dos Animais, elaborada pelo Ministério dos Direitos Sociais, Consumo e Agenda 2030 com a colaboração de organizações de bem-estar animal, que está agora em fase de audiência até 16 de julho. O principal objetivo é estabelecer "um conteúdo mínimo e homogéneo" das condições básicas sobre a criação, venda e posse de animais de companhia.
Além disso, a norma visa também garantir o bem-estar e proteção dos direitos dos animais, assim como estabelecer mecanismos para reduzir o abandono animal e a reprodução descontrolada. Entre as várias novidades, está a exigência que implica que os donos tenham de ter um seguro de responsabilidade civil contra terceiros, que cubra possíveis danos a pessoas ou outros animais.
Para quem não cumpra com a legislação, as penas serão bastante rígidas. As multas mais leves podem ir de 500 a 10 mil euros, as graves de 10.001 a 50 mil euros e as consideradas muito graves podem chegar aos 200 mil euros.
Deixar um cão sozinho em casa por um período superior a 24 horas, por exemplo, pode dar multa. No entanto, o mesmo não se aplica a gatos, hamsters ou pássaros, que podem estar sozinhos até um período máximo de três dias.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.