Sábado – Pense por si

Elon Musk vai sair do governo dentro de "uns meses", afirma Donald Trump

Lusa 04 de abril de 2025 às 07:57
As mais lidas

Depois de dizer que "em algum momento, Elon vai ter de sair", Trump especificou que isso poderia acontecer "dentro de uns meses", acrescentando que desejava que permanecesse "o maior tempo possível".

Donald Trump disse na quinta-feira que Elon Musk, que tem dirigido os cortes na despesa e nos funcionários públicos, vai sair do governo dentro de "uns meses".

Matt Rourke/ AP

Questionado por jornalistas a bordo do Air Force One sobre Musk, cuja imagem foi afetada pelas eleições na terça-feira para o Supremo Tribunal do Estado do Wisconsin, em que perdeu o candidato que apoiou com milhões de dólares.

"Elon é genial. Mas também tem de dirigir um grande número de empresas", disse Trump sobre Musk, que é administrador da Tesla e SpaceX e proprietário da X.

Depois de dizer que "em algum momento, Elon vai ter de sair", Trump especificou que isso poderia acontecer "dentro de uns meses", acrescentando que desejava que permanecesse "o maior tempo possível".

Na quarta-feira, o portal Politico e a televisão ABC, avançaram que Trump tinha adiantado aos seus colaboradores, incluindo membros do governo, que Musk deixaria "nas próximas semanas" o designado Departamento de Eficiência Governamental, que foi criado para ele.

A grande influência de Musk sobre Trump e os fortes cortes que tem promovido, com despedimentos de funcionários públicos e encerramento de agências federais, têm suscitado apreensões e críticas mesmo nas fileiras republicanas.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro